sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Supreme-Caritas!

Email mandado recentemente para o Supremo:


Exmo Sr Presidente do Supremo Tribunal de Justiça


Chamo-me Pedro Velhinho, e estou a contactá-lo de Bencatel, no Alemtejo.


Ando há algum tempo a investigar a morte do Guarda Caritas, do Alandroal, que morreu há cerca de vingte annos, no posto, baleado, diz-se suicidado. Estou à procura do número de processo da sua morte, assim como do relatório de autópsia.


Um collega delle, o Guarda Pires de Villa Viçosa, disse-me que a morte era suspeita, e que o Caritas andava a investigar coisas sensíveis. O que ficou no ar é pedo-criminalidade, talvez associada ao caso Casa Pia.


Fallei com a morgue de Évora, mas disseram-me que só me podiam dar informação com auctorização do tribunal. Fallei com a Guarda de Évora, do Alandroal, e de Villa Viçosa, mas não me deram as informações que precisava. Então contactei officialmente o Tribunal de Redondo, que tem jurisdicção sobre o Alandroal, pedindo a autópsia e o processo. Foi-me negada a informação, sob pretexto que não apresentava interesse legítimo.


Escrevi e recorri para a Relação de Évora. Respondeu-me dizendo que só podia considerar assumptos que lhe vinham de tribunaes inferiores. Respondi-lhes que era precisamente o que estava a fazer – queixar-me duma decisão de instância inferior – apresentando-lhes cópia da correspondência que tinha sido enviada. Não me responderam mais.


Tenho andado a publicar no meu blogue estas andanças: sanctanna.blogspot.com


O que eu venho fazer hoje, Sr Presidente, é recorrer da resposta e do silêncio da Relação de Évora para o Supremo Tribunal de Justiça. Peço mais concretamente que me seja facultado o accesso ao processo da morte do Guarda Caritas, assim como ao relatório de autópsia.


Tenha em conta, Sr Corregedor, que todos estes silêncios e esquivas descredibilizam a justiça aos olhos do povo.


Sem mais assumpto, despeço-me cordialmente.


Pedro Velhinho

Sem comentários:

Enviar um comentário