segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Sanctanna e os Marroquinos

Bencatel, uma aldeia do concelho de Villa Viçosa, recebe periodicamente a visita duns vendedores ambulantes arabes. Vendem essencialmente meias e pequenos apparelhos electronicos. São conhecidos como marroquinos, e diz-se que veem de Badajoz, onde há uma mesquita que os congrega.


Estas visitas são muito suspeitas. Primeiro, não vendem nada. Se vendem um par de meias, é muito. Depois, tanto quanto me lembro (e estou sempre a passear pelos arredores), nunca foram vistos nas terras circundantes: Villa Viçosa, Borba, Alandroal, Estremoz, Redondo, Pardaes. E muito menos em São Thiago-Mactamouros de Rio de Moinhos!


Dum poncto de vista economico, a sua practica não faz sentido. De Badajoz a Bencatel, ida e volta, devem ser uns 80 quilometros. E a gazolina não está propriamente barata...


A questão que se põe é a seguinte: será que esses “vendedores” são espiões do reino de Marrocos? Ou simples “observadores”, já que não parecem ter feito mal nenhum estes annos todos (quaze dez annos que elles fazem este manège)? O que é que elles andam a estudar, investigar, preparar?


O iman da mesquita de Badajoz tem umas perguntas por responder... Se estas supposições estiverem erradas, reconhecê-lo-ei no futuro.


Entretanto, as perguntas que ficam no ar são... elles estão collectados?... pagam tudo o que devem às Finanças?... Teem visto de residencia?...



Sem comentários:

Enviar um comentário