O Erik von Kuehnelt-Leddihn dizia que na Primeira Guerra Mundial, os allemães não tinham attaccado por quererem conquistar território, mas sim porque os seus inimigos estavam aliados de forma a poder entalá-la: a Rússia e a França. Nestas circunstâncias, tornava-se necessário fazer guerra preventiva, e derrotar definitivamente um inimigo para poder virar-se para outro a seguir. Aliaz, quem tinha reivindicações territoriaes era a França: a Alsácia e a Lorena.
O resultado da Primeira Guerra era que muitos territórios ethnicamente allemãos tinham ficado sob a tutela de nações e estados extrangeiros, permitindo o surgimento de reivindicações territoriaes e ethnicas da parte dos germanos.
Depois tudo indica que os polacos foram excessivamente fechados e hostis face às populações allemãs que tinham no seu território, que estavam nas suas terras históricas. Salvo melhor informação, tractaram-nos de forma criminosa. Assim o refere David Hoggan, um historiador britannico. E Hitler attaccou, pondo em marcha a engrenagem fatal.
Se calhar, vae ser preciso reconsiderar o papel dos allemães no século XX, sobretudo quando a crítica que lhes é feita vem de anglo-saxões e francezes que têem um extenso passado de imperialismo e colonialismo, e portanto pouca credibilidade moral para apontar o dedo aos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário