sábado, 29 de junho de 2024

Os Erros do Passado

Falla-se muito das Guerras Mundiaes, e dos erros suppostos do Hitler. Quando se estuda um pouco história revisionista, começa-se a ver que tanto na Primeira como na Segunda Guerra Mundial, a Allemanha tinha se calhar boas razões do seu lado. E incidentemente, nem são necessáriamente historiadores allemães que fazem este trabalho, mas sim anglo-saxões com um espírito auto-crítico.


Mas há um facto, nas Guerras e principalmente na Segunda, fez-se violênicas exaggeradas dos dois lados. Também, refira-se, do lado dos Alliados, que deportaram milhões de pessoas sans ménagement. E os occidentaes só se podem corrigir a si mesmo no fundo, é nisso que devem pensar.


É importante perceber que hoje em dia, com os meios e as armas que existem, já não é possível fazer guerras do typo blitzkrieg que houve nessa altura.


Também é preciso ver que caminhamos provavelmente na Europa para tempos de medidas de força collectiva, nomeadamente deportações. Isto não é ilegítimo, mas é preciso ter em conta a reacção que vae provocar lá fora. Convem dar portas de sahida a toda a gente. Tractá-los dentro da lei e do systema judicial, com alguma formalidade. Fazer a coisa com bom senso, para que não fiquem ódios invencíveis.


A discoteca vae fechar, as luzes estão acesas, o bar já não serve, e toda a gente vae sahir sem grandes problemas...

Sem comentários:

Enviar um comentário