domingo, 14 de julho de 2024

Hitler e Salazar

É um facto que Salazar era mais suave que Hitler. E talvez por isso mesmo o seu regime durou mais, e Portugal escapou à destruição que a Allemanha soffreu. Salazar era um funccionário público equilibrado, enquanto que Hitler era um hypnotizador soffrido, um soldado trahido e derrotado da Primeira Guerra Mundial. Hitler combattia as forças gigantescas e genocidárias que o seu povo enfrentava, e como homem puro e digno que era, não podia deixar de sentir isso com intensidade.


Quer seja a ameaça communista interna ou soviética, as manigâncias dos anglo-saxões ou dos judeus, a corrosão dos costumes sexuaes do entre-guerra, tudo isso representava um perigo enorme. Era natural que surgisse um Hitler, e essa tomada de poder tinha que ser feita com a brutalidade da democracia fascista. Hitler não teve a sorte, como o Salazar, de ver o exército fazer um golpe de Estado a partir das alturas para endireitar a nação. Seria difícil, para qualquer um, ter feito melhor que o Füehrer.


É comprehensível que haja hostilidade contra o Terceiro Reich. Para muitas pessoas tranquillas e parochiaes elle representa o barulho e a violência industrial. Mas é necessário fazer o esforço intellectual de estudá-lo, e de passar além do discurso simplório ou deshonesto que o caracteriza como o mal supremo. É preciso estudar os apologistas do seu regime, e perceber as circunstâncias do homem e do seu paiz. É preciso soffrer para entender como reage uma alma nas mesmas circunstâncias. Com o tempo, sente-se a grandeza do homem.

A verdade é que a Europa está de novo a viver a sua hora mais negra e perigosa. Vão ser precisos homens puros, corajosos, intelligentes, gigantes: ou seja, dictadores democráticos. É fundamental ser capaz de se assumir como nazi, se não queremos que outros nazis mactem as nossas creanças. O que passa por ahi por anti-nazis são uns racistas monstruosos, e o facto de estarmos paralisados com medo de sermos tractados de nazis, de fascistas e de racistas destroe-nos, fazendo-nos assumir um sentimento de culpa exaggerado que enfraquece as nossas defesas moraes. O racismo protege do racismo, e só elle o faz.


C' est plus tard que l'on comprend.

Sem comentários:

Enviar um comentário