sexta-feira, 16 de junho de 2023

A Esperança e a Politica de Fernando Pessoa

 

“O mais alto grau de imaginar é o do poeta, é na poesia que vamos buscar a alma da raça.”


“O mytho é o nada que é tudo.”


“Desde a Revolução Franceza, sobretudo, se perdeu por completo o senso das realidades sociaes, em proveito de theorias abstractas, de sentimentalismo vagos, de imperialismos mysticos e mixtos.”


“Tudo pelo Individuo, nada contra a Sociedade; tudo pela Humanidade, nada contra a Nação; Tudo pela Egualdade, nada contra a Liberdade.”


“Não ha reforma social que não parta de um homem de genio. Desse homem de genio passa para uma pequena minoria, dessa pequena minoria para uma minoria maior, até que se alastra para a sociedade inteira. Não é pois inteiramente absurdo o conceito “providencialista” da vida das sociedades: a civilização é obra de homens de genio.”


“A monarchia absoluta é o unico systema que tem algum sentido para a alma profunda do Sul da Europa. Quando não vivem decentemente numa monarchia absoluta, vivem indecentemente numa republica absoluta. Entre a auctoridade e a licenciosidade não conhecem meio-termo. Liberdade é uma palavra que não encaixa em nenhuma realidade que o cerebro sul-europeu possa conceber.”


“A obra principal do fascismo é o aperfeiçoamento e organização do systema ferroviario. Os comboios agora andam bem e chegam sempre à tabela. Por exemplo, você vive em Milão; o seu pae vive em Roma. Os fascistas mactam o seu pae, mas você tem a certeza que, metendo-se no comboio, chega a horas para o enterro.”


“O fascismo é um caso como o da loucura dançante da Edade Media, que attaccou collectividades.”


“O Duce é um primitivo cerebral que não consegue elevar-se acyma do ideal morto da grandeza nacional”.


“Acontece que uma dictadura, sendo um governo sem controlo, facilmente conduz os dictadores a actos de rudeza politica e verdadeira tyrannia.”


“O Prof. Salazar é um contabilista. A profissão é eminentemente necessaria e digna. Não é, porem, profissão que tenha implicitas directivas. Um paiz tem que se governar com contabilidade; não pode governar-se por contabilidade. Assistimos à cesarização dum contabilista.”


“Quando uma nação realmente necessita dum dictador é sinal de que está doente e o dictador, mesmo que no melhor dos casos cure realmente, é ainda parte da doença, porque seu producto.”


“A clareza de intelligencia é necessaria a um estadista? É-o tambem a um burlão.”


“A Maçonaria nada tem a ver com qualquer regimen ou partido politico, exceto se e quando esse regimen ou partido attaccam a tolerancia ou opprimem a liberdade. Nesse caso é dever de todo o maçom combatter quanto possa esse inimigo da liberdade.”


“O mais do que isto

É Jesus Christo

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse bibliotheca...”


“Coitadinho

Do tyraninho

Não bebe vinho

Nem sequer sozinho

Bebe a verdade

E a liberdade

E com tal agrado

Que começam

A escassear no mercado.”


“Sou um individualista absoluto, um homem livre e um liberal.”


“Considera que o systema monarchico seria o mais proprio para uma nação organicamente imperial como é Portugal. Considera, ao mesmo tempo, a Monarchia completamente inviavel em Portugal. Por isso, a haver um plebiscito entre regimes, votaria, embora com pena, pela republica.”


“O nacionalismo busca defender a Nação das influencias que a podem desintegrar; o liberalismo busca defender o Individuo das influencias que o podem diminuir. A valorização do Individuo envolve necessariamente a valorização da Nação, e a valorização da Nação, por seus reflexo dynamicos sobre o individuo, paralela e semelhantemente implica a valorização deste.”


Alvaro de Campos:

“Pertenço a um grupo de portuguezes

Que depois de estar a India descoberta

Ficaram sem trabalho”


“As nações todas são mysterios. Cada uma é todo o mundo a sós.”


Tenhamos a coragem de ir para aquella louca alegria que vem das bandas para onde o raciocinio nos leva! Prepara-se em Portugal uma renascença extraordinaria, um ressurgimento assombroso. O poncto de luz até onde essa renascença nos deve levar não se pode dizer neste breve estudo; desacompanhada de um raciocinio confirmativo, essa previsão pareceria um lucido sonho de louco. Tenhamos fé. Tornemos essa crença, afinal, logica, num futuro mais glorioso do que a imaginação o ousa conceber, a nossa alma e o nosso corpo, o quotidiano e o eterno de nós. Dia e noite, em pensamento e acção, em sonho e vida, esteja connosco, para que nenhuma das nossas almas falte à sua missão de hoje, de crear o supra-Portugal de amanhan.”


“I know not what tomorrow will bring.”

Sem comentários:

Enviar um comentário